RSS

Escola de Briteiros promove encontros intergeracionais

14.MAR.2013 | Ensino

No âmbito do projecto Energia com Vida, promovido pela EDP Gás, uma turma da Escola de Briteiros realizou no passado dia 12 de Março um encontro intergeracional.

Uma das três equipas, da Escola EB 2,3 de Briteiros, que participa no projecto “Energia com Vida” promovido pela EDP Gás, tem por missão a promoção da interacção geracional entre alunos da referida escola e a população sénior do meio envolvente àquele estabelecimento escolar.

A equipa “Gerações Unidas”, coordenada pela professora Carla Abreu, é constituída pelos alunos da turma do 7ºC e tem o seu plano de intervenção centrado na temática “População Sénior”. Promover o voluntariado e o envolvimento dos alunos em actividades que estimulem a defesa de valores fundamentais como a solidariedade e que procurem combater a solidão da população idosa das freguesias de proximidade, incentivando a aproximação entre os idosos do Centro de Dia da Casa do Povo de Briteiros (CDCPB) e os alunos daquela turma, através da marcação de encontros entre as duas gerações, são os principais objectivos deste projecto.

Nesse sentido, foram já realizadas duas actividades. A primeira, em Dezembro último, com uma visita dos alunos aos utentes do CDCPB a quem foram distribuídos postais de Natal por si elaborados. Um pequeno lanche antecedeu a realização de algumas actividades lúdicas conjuntas que proporcionaram aos participantes a troca de conhecimentos e de experiências. A 12 de Março, a segunda actividade levada a cabo pela equipa “Gerações Unidas” acabou por inverter o rumo da primeira e, desta vez, foram os idosos que foram encaminhados, com a ajuda dos alunos, até à Escola EB 2,3 de Briteiros. Para alguns foi o regresso ao ambiente escolar, mesmo assim, muito diferente daquele que em tempos conheceram. Para outros, ter-se-á tratado mesmo da primeira vez que colocaram um pé em solo escolar. A iniciativa decorreu na Biblioteca Escolar, na qual a equipa solidária presenteou os idosos com um recital e a dramatização de um conto tradicional, através de marionetas. Durante o lanche que se seguiu, surgiram, espontaneamente, cantorias que animaram o encontro entre idosos e os jovens e estreitaram os laços entre as duas gerações.

O projeto da equipa “Gerações Unidas” prevê, também, a realização de duas sessões de (in)formação aos alunos da turma, relacionadas com o problema alvo de intervenção e a solidariedade. Assim, primeira aula decorreu em Março e foi desenvolvida pela Equipa de Saúde Escolar da Unidade de Cuidados na Comunidade Sol Invictus, subordinada ao tema: “O bem-estar do idoso – físico, psicológico e social”. A segunda ocorrerá em abril e será promovida pela Equipa Técnica do Banco Local de Voluntariado da Câmara Municipal de Guimarães e intitula-se: “Ser Voluntário é…”

Está ainda prevista a participação destes alunos na divulgação e dinamização da Sala Convívio do Idoso, a criar no seio da Cooperativa Castreja e a colaboração com as Juntas de Freguesia locais na dinamização do Projeto 65+.