27 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Alunos da Escola Básica da Charneca limpam as margens do rio

Redação
Educacao \ sexta-feira, março 22, 2024
© Direitos reservados
Alunos do 4º ano da Escola da Charneca foram à Praia Seca com o objetivo de consciencializar os alunos acerca da poluição e celebrar o dia dos rios

No passado dia 15 de março, os alunos do 4º ano da Escola Básica da Charneca foram à Praia Seca com os seus professores, representantes do Laboratório da Paisagem e Junta de Freguesia. O principal objetivo deste momento era consciencializar os alunos acerca da poluição e celebrar o dia dos rios.

Quando a turma chegou, os representantes já se encontravam lá, bem como o presidente da Junta de Freguesia de Caldelas, Luís Soares, que deu início à atividade, conversando com o grupo sobre a da importância dos rios. Após este momento, os representantes do Laboratório da Paisagem apresentaram algumas espécies de animais que podem ser encontradas no local, como por exemplo: a salamandra de pintas amarelas, sapo corredor e borboleta pavão.

Após o momento de conversa, os alunos foram convidados a recolher lixo ao longo das margens do Rio Ave e no Parque de Lazer das Taipas. Para isso, foram distribuídas luvas e dois sacos para colocar o lixo. Foi recolhido muito lixo, o que deixou as crianças descontentes com a situação com que se depararam.

Quando a recolha terminou, um dos representantes do Laboratório da Paisagem de Guimarães reuniu as crianças e conversou com elas acerca da existência de algumas plantas invasoras, como a mimosa. Para finalizar a visita, a turma foi brincar para o parque. No regresso à escola houve tempo, ainda, para parar num monumento chamado “Pedra da Moura” ou “Ara de Trajano”, perto da igreja das Taipas.

Estes momentos de consciencialização são muito importantes para as crianças, mas, sobretudo, para alertar os adultos para a mudança de atitude em relação à preservação da natureza e, especialmente, à defesa do nosso rio. A vida sem água não é possível!

Álvaro Dias e Diogo Ribeiro, alunos do 4º ano da Escola Básica da Charneca