30 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Morreu Fernando Conceição, antigo reitor do Liceu de Guimarães e deputado

Redação
Sociedade \ quarta-feira, abril 17, 2024
© Direitos reservados
Antigo reitor do estabelecimento de ensino, deputado na Assembleia da República e membro de várias associações, Fernando Conceição morreu nesta quarta‐feira, na véspera de completar 101 anos.

Antigo reitor do Liceu Nacional de Guimarães e deputado à Assembleia da República, Fernando Conceição morreu aos 100 anos, na véspera de completar 101.

Nascido em 18 de abril de 2023, em Braga, Fernando Conceição licenciou‐se em Lisboa e deu aulas em Bragança antes de rumar a Guimarães. Eleito deputado pelo PSD durante a governação de Cavaco Silva, contribuiu para a criação da Lei de Bases da Educação. Vereador da Câmara Municipal de Guimarães em 1968 e vogal da Assembleia Municipal em 1982, o antigo professor envolveu‐se com várias instituições no território, entre as quais a Muralha, associação de defesa do património de que foi fundador.

“A Muralha, associação de Guimarães para a defesa do Património, vem através da presente nota de pesar, dar público conhecimento da sua consternação pela morte de Fernando Dias de Carvalho Conceição, um amigo de sempre e para sempre”, refere o breve texto publicado nas redes sociais.

Presidente do conselho diretivo da associação entre 2009 e 2010 e ainda presidente da assembleia geral durante quatro mandatos, Fernando Conceição organizou várias visitas guiadas e “escreveu um conjunto valioso de textos para a instituição”, muitos deles incluídos na publicação “Fernando Conceição e a Muralha”, editada em 11 de abril de 2023, uma “pública e justa homenagem”.

“Resta-nos endereçar aos familiares, em especial a Manuela Alcântara, outra figura central da Muralha [historiadora e antiga diretora do Paço dos Duques], os nossos pêsames e honrar a exemplar memória que em todos deixa”, conclui a nota.

Também a Câmara Municipal de Guimarães, o PSD de Guimarães, partido pelo qual foi deputado, e o Museu de Alberto Sampaio, dirigido entre 1993 e 1999 pela sua esposa, Manuela Alcântara, expressaram igualmente condolências pela morte de um homem que contribuiu ainda para a criação da Universidade do Autodidata e da Terceira Idade (UNAGUI).